segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Análise Literária – “Fallen” – Lauren Kate

1

Análise Literária – “Fallen” – Lauren Kate

Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 401

Para dar continuidade a nossa seção de análises literárias, eu não poderia deixar de fora a tão comentada obra: “Fallen”.  E para abrir essa nossa terceira análise, coloco o trecho de abertura do livro:
Mas o Paraíso está trancado e enclausurado… Precisamos fazer a jornada ao redor do mundo. Para ver se uma porta dos fundos talvez esteja aberta. – Heinrich Von Kleist, “On The Puppet Theater”.
Antes de mais nada, gostaria de alertar aos leitores de que não vão “com muita sede ao pote”, pois “Fallen” é um livro diferente, onde a autora resolveu desenvolver a história de forma lenta e intrigante. Mais levantando questionamentos do que os explicando. Então, aquietem suas expectativas e leiam sem esperar por grandes revelações. Lauren Kate arrasa com os leitores com uma série de duvidas que só serão sanadas nos próximos livros da série.
Nesta análise, irei explicar um pouco mais sobre o universo de Luce – personagem principal – de forma mais profunda do que na resenha – que vocês podem ler aqui. Os trechos que tiverem spoilers eu destacarei para que não comprometa a leitura de vocês, dando assim a opção de continuarem a leitura. E, não deixem de conferir a nossa entrevista com a Lauren Kate – clicando aqui.
Preparados? Pois bem, vamos a nossa análise:
Sword & Cross: é um reformatório de delinqüentes juvenis – e novo “lar” de Luce. O local era uma antiga academia militar na época da Guerra Civil e tem uma estrutura bastante gasta e mal cuidada. Além de que, existe um cemitério no “jardim” da escola. O que por si só, é horripilante, pois milhares de corpos de militares jazem nos bosques do reformatório – e não é o lugar mais atrativo também. Segundo uma das personagens do livro a Sword & Cross cheirava a morte. E lá, os jovens tinham que viver sem celulares e sob a vigilância constante dos “vermelhos” – que é a forma como eles chamam as câmeras de vigilância espalhadas por toda a escola. O lugar é de um clima aterrador e qualquer pessoa normal que fosse parar lá se sentiria: deslocado, com medo e sob pressão com câmeras captando todo e qualquer movimento seu. Essa é a forma como Luce se sente. E devo comentar que dentre os livros que eu já li, esse é um dos lugares mais sombrios em que eu já “estive” em minhas viagens literárias.
Lucinda Price (Luce): a personagem principal é uma garota doce, inteligente e bonita. Entretanto, sua vida tem sido difícil por causa das sombras que ela vê. Algo que somente ela é capaz de enxergar – e isso a assombra mais que tudo.
Luce é enviada para a Sword & Cross acusada da morte de Trevor – o rapaz por quem era apaixonada. Ela era constantemente perturbada pelas lembranças do que acontecera com ele, porem, nem ela compreendia o quê tinha ocorrido naquela noite. A única certeza que a jovem tinha era que: as sombras estavam envolvidas. Motivo? Ela não fazia idéia.
Dentro da Sword & Cross, toda vez que alguém falava com ela como se ela fosse uma psicopata, ela acreditava na possibilidade que isso fosse realmente verdade. E o fato dela ser inocente, parecia ser desmentido diante do fato de que ela estava em um lugar que sugestionava exatamente o contrário.
Cameron Briel (Cam): este personagem é o típico bad-boy que vai causar muitos suspiros e suspeitas. Ele é confiável? Ele é do mal? Não sabemos. Ainda.
Cam é charmoso, seus olhos verdes esmeraldas são intensos, sedutores e profundos. Seu porte físico é atrativo, ele possui cabelos negros e uma tatuagem na nuca. E ele se encaixa perfeitamente nos padrões da Sword & Cross: sombrio e perigoso. Cam chega ao reformatório no mesmo dia que Luce e o jovem não disfarçou ao olhar para ela de uma forma que ela se sentiu desconcertada. Entretanto, quando os dois passam a se conhecer melhor, Luce se sente bem e segura com ele. E aprecia a atenção e carinho que Cam demonstra. Ele não mede esforços para conquistar Luce, porém, o mistério sobre sua índole nos assola até o fim do livro, onde dúvidas e mais dúvidas surgem – e nenhuma resposta nos é dada. Mas, a nossa protagonista esta apaixonada pelo “inimigo” de Cam – Daniel. E então, temos um belo triângulo amoroso.
Daniel Grigori: estranho, misterioso, grosso e ao mesmo tempo delicado, Daniel nos deixa apreensivas para poder compreendê-lo melhor. Entender o porquê de certas atitudes e o porquê ele renega o amor que Luce quer lhe oferecer de tão boa vontade.
Loiro, forte e dono de olhos azuis, Daniel é um personagem que intriga. Suas atitudes deixam Luce confusa e frustrada. Toda vez que ela se aproxima, ele dá um jeito de afastá-la. Sabemos poucos detalhes da vida deste personagem e no final do livro é que podemos entender o porquê Daniel agia de forma estranha e indiferente com Luce.
Bem, existem outros personagens que certamente vão conquistá-los. Mas, aqui, eu irei destacar apenas dois:
Pennyweather Lockwood (Penn): melhor amiga de Luce na Sword & Cross. Penn é uma personagem que cativa muito. Ela dá provas de sua amizade e seu carinho por Luce. Nela, Luce encontrou uma grande amiga e companheira. Penn desempenhou um papel importante na narrativa e posso dizer que de certa forma, o papel que esta personagem teve em “Fallen” me emocionou.
Ariane Alter: estranha e completamente maluca – essa é descrição que se encaixa para esta personagem. Ariane nos conquista com seu jeito moleca e mostra uma personalidade forte e impulsiva – muito diferente de Penn, que sempre é controlada. Ariane é a primeira pessoa que Luce conhece na Sword & Cross, porém, Luce não sabe dizer se Ariane é confiável.
Depois de falar um pouco sobre os personagens principais, vamos à história:
Sabemos que é uma história sobre anjos caídos. E temos uma idéia do que Daniel seja, não é mesmo? Entretanto, descobrir quem é Daniel não é fácil. Aliás, descobrir qualquer coisa, sobre qualquer personagem não é fácil em “Fallen”. De verdade, este é um livro por demais intrigante. Passei algumas horas discutindo ele com uma amiga, pois a autora nos deixou vários – e quando digo vários, entendam muitos – pontos em aberto. Você tem os personagens, tem o foco – romance, anjos caídos, reencarnação, sombras – e mil perguntas! Lauren Kate nos apresentou uma história e não nos falou quase nada a respeito do que levou certos personagens a estarem ali na Sword & Cross ou o que diabos aconteceu com Trevor. Fora as outras perguntas que tenho e que dariam uma lista enorme.
Bem, como citei na resenha, o amor de Luce e Daniel é condenado. Luce reencarna a cada 17 anos, no mesmo corpo – e sem se lembrar das suas vidas passadas. E de alguma forma, ela esta fadada a encontrar Daniel esteja onde ele estiver. E – claro – ela se apaixona por ele, de novo. Esse ciclo se repete por anos. Toda vez que Daniel e Luce se apaixonam e os seus lábios se encontram: ela morre. As sombras aparecem e então, tudo começava novamente.
Porém, tem algo estranho nessa vida: Luce consegue ver as sombras. Isso nunca aconteceu antes. E as sombras estão surgindo com uma freqüência cada vez mais alarmante e em maior número. E por que parece que isso acontece sempre que Daniel esta perto? Por que ele parece ter algo a ver com isso?
Vamos aos spoilers? Para aqueles que não desejam saber além da conta, pode encerrar a sua leitura por aqui. Pois este é um território perigoso para você que deseja as emoções da descoberta. Aqui, gostaria de partilhar minha opinião com quem já leu “Fallen”. E digam se concordam ou não comigo, ok?
[SPOILERS]
Nesta parte da análise, eu gostaria de ressaltar alguns pontos. Espero o comentário de vocês sobre eles:
  • Como Trevor morreu? – este é apenas um dos grandes mistérios de “Fallen”. Luce descreve que quando seus lábios se tocaram, logo após ela lhe ter revelado a presença de sombras em sua vida, o garoto morreu. Mas… Não era só com Daniel que isso acontecia? Por que quando Cam a beijou isso não aconteceu com ele?
  • O incêndio da biblioteca – foi a Srta. Sofia que causou o incêndio? Ou foram as sombras? – que nesse episódio se multiplicaram por todo o local. E que força misteriosa foi aquela que salvou Luce? Foi Daniel?
  • Cam, Daniel, Gabbe, Roland, Ariane e Molly – não é por mero acaso que todos esses anjos caídos estavam justamente na Sword & Cross, não é mesmo? Porém, não sabemos o motivo real que os levou para lá. O que eles fizeram para estar ali? E como Ariane ganhou sua cicatriz e qual é o motivo dela usar a pulseira rastreadora? Por que Cam deseja Luce? E quem era o homem misterioso com quem ele estava conversando no dia dos pais? Molly foi à responsável pela queda da estátua do anjo vingador no cemitério? E que guerra é essa a qual Daniel e Cam estão travando? E seria coincidência que Gabbe e Cam estivessem chegando ao reformatório no mesmo dia que Luce? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas.
  • Team Cam ou Team Daniel? – gosto de ambos, mas devo comentar que o Cam me fisgou na primeira cena deles. Acredito que o Daniel não tenha me convencido muito, por causa da relutância dele aceitar Luce em sua vida – novamente. Se a autora nos mostrar mais um pouquinho do passado dos dois, acredito que teremos provas mais concretas dos sentimentos de Daniel, de forma que cative mais os leitores.
 Fonte: up-brasil.com/analise-literaria-fallen-lauren-kate/

Nenhum comentário:

Postar um comentário